
Na parte de imunização, tentaremos abordar todo o processo de vacinação, e explicar a parte biológica, ou seja, como funciona no nosso corpo e também a parte política dessa vacinação. Além de fazer comparações com outras pandemias e a diferença de tecnologia da época, a qual, foi fundamental nesse processo contra a covid19

A vacinação é um método de prevenir doenças descoberto há mais de 200 anos. Nesse sentido, a vacinação consiste em estimular o corpo a defender microrganismos invasores, tipo Vírus e bactérias. Quando uma pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, que são os chamados anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, por meio da memória imunológica, chamamos isso de Imunização.
Em 2020, o mundo começou a enfrentar a pandemia do COVID-19, e depois de estudadas e desenvolvidas, as vacinas contra o vírus já estão prontas e sendo utilizadas. Nesse sentido, vamos entender como funcionam, algumas delas.
.jpeg)
Pfizer e moderna: Pfizer (a vacina apresentou 95% de eficácia contra infecção e 100% contra casos graves da doença). Moderna (a vacina apresentou 94,1% de eficácia contra infecção e 95% contra casos graves da doença). Esses imunizantes usam uma tecnologia genética de RNA mensageiro comum na produção de vacinas para animais, ela faz com que as células saudáveis do corpo humano, produzem a mesma proteína que o vírus da COVID-19, fazendo com que o sistema imunológico produza anticorpos que deixem-o preparado para neutralizar a proteína do vírus quando houver uma infecção.

Astrazeneca, Sputnik V e Johnson & Johnson: Astrazeneca (a vacina demonstrou eficácia de 70,4% contra a infecção e 100% contra casos graves da infecção). Sputnik V (a vacina russa apresentou 91,6% de eficácia contra a COVID-19). Johnson & Johnson apresentou taxa de eficácia de 66 a 85%, sendo que essa taxa variou de acordo com o país onde foi aplicada. Apresenta ainda 100% de eficácia contra casos graves de COVID-19). Esses imunizantes usam a técnica de Adenovírus modificado, consiste em utilizar o Adenovírus, que são inofensivos para o corpo humano, e modificá-los geneticamente, a fim de garantir que eles atuem de forma similar ao Coronavírus, mas sem riscos, isso ativa o sistema imunológico que treina e produz anticorpos, deixando-os prontos para uma possível infecção.

Coronavac: Coronavac (demonstrou uma taxa de eficácia de 78% para casos leves e de 100% para infecções moderadas e graves). Esse imunizante utiliza a técnica de usar o vírus da COVID-19 de forma inativada, não provocando infecção e nem problemas à saúde, mas permitindo que o sistema imunológico esteja preparado para uma contaminação verdadeira.
Bom, mesmo explicando como cada uma funciona, ainda ficam algumas dúvidas sobre os imunizantes, desse modo, segue um link com 18 dúvidas mais comuns sobre a vacina contra a COVID-19. Volte para a escola com segurança e assim que puder VACINE-se